Wednesday, November 7, 2012

Mangiare ::: Arroz Doce*

    Boa noite :)
   Durante anos, as nossas queridas mães deixavam-nos a babar cada vez que cozinhavam uma sobremesa ou uma refeição (nada como a comidinha da mãe!). E durante muitos anos, o arroz doce era um enigma para mim! Adoro esta sobremesa e era sempre a minha mãezinha a fazer, mas há algum tempo para cá que pretendo saber um pouco mais sobre um pouco de tudo, inclusive, cozinhar um bom arroz doce :)

Source: Lady V

   Hoje trago-vos uma receita de arroz doce, passada pela minha mãe.
   Fora o leite, os restantes ingredientes são a olho e a vosso gosto!

   Para esta receita deliciosa precisam de:
   - Casca de limão a gosto 
   - Uma chávena de arroz 
   - 1l de leite
   - Açúcar a gosto
   - Canela a gosto

   Agora a receita :D

   Numa panela, ponham água a aquecer com a casca do limão.

A luz da placa é vermelha, mas ficou roxa não sei como ahaha

 
  Preparem uma chávena de arroz.

A quantidade vai ao gosto de cada um, se preferem mais arroz ou não.


   Quando a água começar a ferver, juntem o arroz.

Aqui, acabei de deitar o arroz. Como vêm ainda está cru - mais à frente, vão ver o arroz cozido.


   A partir do momento em que deito o arroz na panela até deitá-lo numa bonita terrina, estou sempre a mexer, para evitar que se agarre no fundo e que fique bem solto!
   Preparem o vosso litro de leite :D

A marca pode ser a vosso gosto também :p


   É preciso terem atenção ao seguinte: enquanto o arroz vai cozendo, a água vai evaporando e vão juntando o leite aos poucos. Sem nunca parar de mexer! 
   
Já deitei o leite e o arroz já está a ficar cozido!

Depois de tanto mexer, já se começa a parecer com arroz doce :)


   Quando deitarem o leite todo, juntem açúcar. Aqui neste ponto, é mesmo deitar açúcar a gosto :) Não sei se é costume ou não, mas quando está quente, costuma estar mais doce do que quando está frio, por isso tenho sempre atenção a isso e acrescento mais um pouco de açúcar.

Source: Lady V


   Não se esqueçam de tirar as cascas do limão! Não gosto nada de comer o meu belo arroz doce e dar uma trinca numa casca de limão.

Geralmente, só ponho uma pequena casca de limão. Desta vez pus duas, mas nem se sente muito o sabor.


   Já na fase final, uns 40 minutos depois de começar a aquecer a água, ainda vou mexendo :)

Source: Lady V

   De camisolão para me proteger de frio e com uma colher de pau na mão, estou preparada para fazer um bom arroz doce :D
   Quando é que o arroz doce está pronto? Não sei se há um momento exato para isso, mas penso que quando o arroz começa a aparecer ao de cima e com um "ar" de cremoso, é porque está na hora. Mas nada como provar e ver também se está bom de açúcar!


   E cá está, o resultado final:

Source: Lady V

   E como tempo não me falta e para ficar bonitinho, andei a desenhar com a canela ahaha

   
   Espero que tenham gostado da receita e que vos seja útil para uma boa sobremesa :)
   Quem daqui gosta de arroz doce? Eu adorooooo!

   Um bom resto de semana para todas :D





17 comments

Thank you for your thought ♥

  1. Tinha acabado de dizer a outra menina que isso do verniz branco poderia ser a solução ahah :)
    confesso que não sou muito fãn de arroz doce, para mim é mais mousse de chocolate :$ mas tem optimo aspecto! beijinho *

    http://sosweetsopink.blogspot.pt

    ReplyDelete
  2. Que ótimo aspeto *baba* *o* Não me queres dar um bocadinho? eheh
    Há imenso tempo que não como arroz doce tenho de fazer um dia destes eheh.

    ReplyDelete
  3. Nunca comi :o É bom? :D
    Que colher de pau adorável *-*
    Também adoro mobília antiga *-* É tão bonita!

    ReplyDelete
  4. ai que maravilha, eu adoro arroz doce! tenho de tentar fazer um dia :)

    ReplyDelete
  5. Adoreeeeeei aqui, ahazou no post! Estou seguindo, segue tbm.
    To esperando você passar no meu, tá com post novo!
    Beijocas, http://www.modanywhere.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. É das minhas sobremesas favoritaaas =D A minha avó faz um TÃO DELICIOSO!! eu já tentei fazer várias vezes mas sai sempre ou duro, ou seco ou sem sabor =P Nunca me dei bem com arroz pa, doce então...=P

    Beijinho*

    ReplyDelete
  7. Gosto muito de arroz doce *.* eu faço de maneira diferente, ás vezes faço com pudim e outras vezes com leite creme, fica tão bom *.*

    ReplyDelete
  8. Não sou muito fã de arroz doce, é qualquer coisa na consistência, não sei explicar... :) embora o teu tenha ficado com muito bom aspecto!

    ReplyDelete
  9. Olá !
    Já conheces o meu blog?
    Já sou tua seguidora!
    Amei a receita! Obrigada

    ReplyDelete
  10. Sem dúvida uma das melhores sobremesas de sempre!!
    Participa no giveaway http://consuminimo.blogspot.pt

    ReplyDelete
  11. Gosto muito de arroz doce! :)

    http://agirlsdream-blog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...