Friday, July 27, 2012

O Meu Sonho Americano #1 O Pesadelo Português

   Este podia ser o título de um livro escrito por mim. E confesso desde já, que a palavra "pesadelo" pode ser ligeiramente exagerada para o meu relato, mas penso que aplica-se. Não estou exatamente à espera que leiam este texto todo, contudo como estou dentro do assunto e sinto necessidade de escrever sobre vários temas, lembrei-me de escrever este post.


Fonte: WeHeartIt


   Sempre fui uma grande apaixonada por séries, filmes, cidades e cultura americana mas nunca tinha pensado em realmente emigrar para os Estados Unidos da América. Sempre pensei em voltar a Lisboa (atualmente moro no Porto), que é a minha terra natal. Desde nova que atribui a Lisboa emoções positivas: a prima que mais adoro mora lá e lembro-me da minha infância com ela; lembro-me de ir ao café dos meus pais e até do meu Jardim de Infância e Escola Primária; lembro-me de ir passear a um jardim que tinha patinhos que andavam por lá livres. Então tinha como objetivo voltar de vez para a capital do país.
   É claro que os anos foram passando mas o bichinho por voltar a terras lisboetas permaneceu. Contudo ao entrar no meu ano de finalistas andava "meia perdida" no que queria fazer a seguir ao acabar o curso. No secundário tinham-me dito que em breve Criminologia ia desenvolver em Portugal. E eu sempre gostei de investigação, tal como do CSI. Como também tive o apoio dos meus pais, lá ingressei na faculdade. 


Fonte: WeHeartIt

   O dito "pesadelo" surge aqui: Criminologia não desenvolveu e nem sequer é reconhecida como uma profissão no meu país de origem! É ou não é revoltante, que uma ciência que engloba tantas áreas (como psicologia, sociologia, direito) e que pode ajudar em muito à diminuição da criminalidade, não ser reconhecida como profissão? Para além de que, em Angola estão oferecer vagas de emprego nesta área. Angola! Um país que muitos consideram de Terceiro Mundo...
   Pois bem, voltando ao ano de finalista. Andava perdida sem saber o que fazer, pois a maior parte dos meus colegas vê como solução ir para os Orgãos de Polícia Criminal (OPC's), como a PSP, GNR, PJ, por aí fora... Isto é tudo muito bonito, só é pena que para além de ter que passar nos testes físicos e psicológicos para entrar em algum destes OPC's e mesmo que consiga entrar, é como se retrocedesse três anos atrás, já que dentro destas instituições dá-se formações diferentes e posteriormente podemos escolher alguma área. Não estou a criticar nem a dizer que por ter uma licenciatura não deveria de fazer algum teste físico ou assim, contudo estas são as únicas saídas de Criminologia e, sem ser na PJ, nunca um criminólogo está realmente a exercer a sua função. Para além de nunca me interessou ir para a Polícia. E portanto do nada surgiu esta ideia mirabolante de emigrar para os EUA. 


Fonte: WeHeartIt
   De início parecia uma tolice e ninguém levava-me a sério, mas comecei a pensar: isto é possível! As etapas deste sonho passavam por concluir a licenciatura, arranja trabalho e juntar uns bons euros e fazer malas. É claro que dentro destas etapas vários problemas e várias conquistas vão surgindo. E é mesmo isto que eu vos vou contar: a minha aventura pela luta do meu sonho americano! Não sei se isto são devaneios de uma jovem ou se realmente vou alcançar o que pretendo, mas talvez isto ajude-me a focalizar nos meus objetivos. Ou então, se este plano correr mal, talvez pelo caminho surja um novo.


Fonte: WeHeartIt
    E como que num piscar de olhos, estou licenciada! Foi complicado porque um "querido" professor meu colocou-me a exame mas lá me safei. Por isso estou já na segunda etapa: arranjar trabalho e tratar de assuntos pessoais. Por exemplo, o fato de já não ter aparelho nos dentes ou estar a ser operada aos olhos, faz com que não fique dependente destes pequenos pormenores, como ir todos os meses a um dentista ou comprar lentes de seis em seis meses. Também durante este ano de finalista vários apoios foram surgindo, como dos meus pais e de colegas minhas que não apoiaram logo de início. De igual forma fiquei a saber que o meu dentista estudou em Nova Iorque, tal como um professor meu. Este professor em parte arrepende-se de ter voltado a Portugal e está disposto a ajudar-me a mim e aos meus dois colegas, a saber todas as informações e passos para emigrar.


Fonte: WeHeartIt

   Pormenores como dominar a língua inglesa, deixar a família e o país e ir para um sítio diferente não me assustam! Falo inglês desde o quarto ano (apesar de que o escrito não é assim tão bom) e não posso deixar que sentimentos como as saudades me impeçam de alcançar este sonho.

   Este foi o meu primeiro post sobre um novo espaço no meu cantinho: O Meu Sonho Americano. Vou escrevendo por partes, enquanto que esta foi uma "pequena" introdução.

   Espero realmente ter o vosso apoio e talvez algumas de vocês saibam de pessoas que emigraram e correu bem, mas também que correu mal. E destas histórias tenho eu medo! Mas isto é algo sério e deve ser tratado como tal, e assim tenho que estar a par de tudo o que pode vir a acontecer.





   Update relativo ao blog:
   Por razões que me ultrapassam, ontem à noite, a Hotmail bloqueou a minha conta associada ao blog. Por esta razão, por saber que houve mais pessoas a passar pelo mesmo várias vezes e para evitar futuros aborrecimentos, criei uma nova conta desta vez no Gmail. O e-mail atualizado encontra-se à direita.

14 comments

Thank you for your thought ♥

  1. eu acho que fazes muitissimo bem e espero que consigas. eu própria já ando com ideias de emigrar, que este país não dá oportunidades a ninguém.

    ReplyDelete
  2. Li o texto todo e estou aqui para te apoiar. Segue o teu sonho! Estrutura tudo muito bem e se realmente vires que dá para concretizar, não tenhas receio. O importante é teres quase a certeza que vai dar certo :)

    ReplyDelete
  3. Love it! You are very inspiring dear.I just discovered your blog and really like it.! I just shared Arm Candy Party on my blog. If you have a minute, I would love to hear your comment.
    Also, let me know if you want us to follow each other. I will definitely follow you back...

    Blow a Rainbow
    Blow a Rainbow on Facebook
    O.X.Y.G.E.N.on Facebook
    Blow a Rainbow on Bloglovin
    Blow a Rainbow on Pinterest
    Blow a Rainbow on Lookbook
    Blow a Rainbow on Tumblr

    Have a great day!

    ReplyDelete
  4. Espero que consigas realizar os teus sonhos <3
    Tens o meu apoio, e se precisares de aulinhas em inglês, começamos a enviar comentários em inglês uma à outra ^^

    ReplyDelete
  5. Querida espero que consigas o teu sonho espero mesmo ! tens todo o meu apoio !!!!
    Adorava ter assim um objectivo de vida , mas nunca me decidi o que gostava de fazer infelizmente.

    bem linda na ultima foto era o zoom do quadradinho vermelho :P
    beijinho

    ReplyDelete
  6. THank you so much! <3
    I will help you any way I can :) I promise.
    If my comments help you can expect a bunch of comments from my behalf *-*
    I hope your dreams come true <3

    ReplyDelete
  7. Olá!

    Não conhecia o teu blog, mas já te sigo :)

    Eu acho que na conjuntura actual é perfeitamente lógico que nos apeteça emigrar: eu sou estudante de Medicina (bem como o meu namorado) e ambos pensamos em emigrar para a Suíça, a Noruega ou o Reino Unido. No fundo sentimo-nos um pouco culpados porque achamos que estamos a abandonar o nosso país, mas por outro lado pensamos que apenas estamos a procurar o que é melhor para nós :)

    O teu caso é diferente, porque tu nem sequer encontras o trabalho que pretendes cá. Assim sendo, a minha sugestão é mesmo que sigas o teu sonho :) Vai em frente, luta, e quer seja nos Estados Unidos, em Angola ou no Tuvalu faz aquilo que te faz feliz ;)

    Beijinhos e tem um bom resto de Domingo :)

    ReplyDelete
  8. Oh gemea, emocionei-me tanto a ler este post *.* E por várias razões:
    1- Por "relembrares" aqui no blog alguns pormenores que marcaram a nossa infância, também tenho essas mesmas memórias!
    2- Por gostares tanto de Lisboa, tal como eu!
    3- Por estares a lutar pelo teu sonho! Eu apoio-te a 100%, quero é que sejas feliz e realizada na tua carreira e vida!
    Caso este teu sonho se concretize, o que eu espero que sim, conta comigo para te ir visitar, até porque eu também sempre ansiei poder visitar a America!
    Beijinhos grandes gemea*

    ReplyDelete
  9. olha acho que fazes muitissimo bem vinda ao mundo dos licenciados. Agora há que nao desanimar! ;D

    Beijinhos*

    Se quiseres passa no meu e se gostares segue **

    http://gomadandbuyeverything.blogspot.pt

    ReplyDelete
  10. Só coincidencias! ;P

    Vou seguir te! Beijinhos***

    http://gomadandbuyeverything.blogspot.pt

    ReplyDelete
  11. Eu apoio-te nesse sonho, acho fascinante! When there's a will there's a way... :)

    Bjos

    ReplyDelete
  12. Olá Lady V!

    "Esbarrei" com o teu blog por acaso e ainda bem...
    Na verdade estou a escrever este comentário sem ler os restantes posts (vou fazer de seguida!, mas na verdade é raro eu comentar mas não resisti!
    A minha história é um pouco diferente mas ao mesmo tempo com muitas semelhanças... a paixão pela criminologia depois de 10 anos num OPC na área de investigação criminal... actualmente em lisença e emigrada em Angola...e a bolgosfera para exercitar outra paixão que é a moda.
    Espero que esta jornada te traga frutos em breve e no que puder ajudar... estou à distância de um teclado!
    xoxo
    MSM

    ReplyDelete
  13. Os EUA são o meu destino de eleição desde sempre. O meu pai viveu lá e fiquei com essa vontade assim que soube da história dele. Obrigada por partilhares, e se conseguires, podes partilhar as dificuldades e obstáculos assim como as facilidades com que te deparaste. Vai ajudar-me imenso, ainda não desisti da ideia. Também acabei de me licenciar...

    ReplyDelete
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...